Pós-graduação
Teoria e Análise Econômica
O curso de Pós-Graduação Teoria e Análise Econômica da FESPSP oferece uma formação em perspectiva crítica e interdisciplinar sobre o funcionamento da economia e suas relações com as outras esferas da realidade política e social.
Este curso forma especialistas críticos e com habilidades interdisciplinares, baseado nas seguintes competências:
- Amplo conhecimento sobre economia, tanto do ângulo histórico, quanto teórico.
- Economia pensada como uma Ciência Humana e Social Aplicada.
- O aprendizado da Ciência Econômica mesmo para quem não é especialista ou não tenha conhecimentos prévios na área.
A FESPSP, fundada em 1933, é a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais mais tradicional do Brasil. Seus cursos são reconhecidos pela excelência acadêmica, formação sólida transmitida por mestres e doutores de renome e amplas possibilidades de inserção no mercado.
Referenciados nessa tradição, sabemos que o conhecimento e a capacidade de reflexão sobre temas econômicos são exigências no cotidiano dos profissionais das mais diversas áreas de atuação. Ser capaz de desenvolver noções teóricas e ter domínio sobre o funcionamento da economia são ferramentas decisivas para um bom desempenho profissional ou acadêmico em quaisquer áreas.
O programa pedagógico desse curso articula disciplinas teóricas ao conhecimento do processo de formação da economia contemporânea, relacionando-as aos principais problemas práticos da atualidade.
Nesse sentido, coerente com o projeto pedagógico da Pós-Graduação da FESPSP, o curso forma profissionais para pensar a Economia como uma Ciência Humana e Social Aplicada, na relação direta com a Sociologia, a Ciência Política e a História.
Data do curso: 24 de Março de 2026
Horário de Aula: Terças e quintas, das 19h às 22h30
Carga Horária: 368 horas
Modalidade: Online
Modalidade: Presencial
3 Semestres
Titulação conferida: Especialização
Entre em contato: atendimento@fespsp.org.br
Investimento:
Parcelamento: 18x de R$ 792,00
Formas de pagamento
Boleto
PIX
Cartão de Crédito
Para falar sobre descontos, bolsas, ou outras condições de pagamento, contate-nos através do e-mail tesouraria@fespsps.org.br ou clique no botão do whatsapp.
O curso tem como objetivos:
Proporcionar formação sobre a economia internacional, em geral, e brasileira, em particular, versada nas visões mais destacadas do pensamento econômico crítico.
Aplicar o conhecimento de referências teóricas e práticas para compreender os fenômenos econômicos, analisando-os de forma articulada com as esferas da vida social, política e cultural.
Habilitar, do ponto de vista prático e metodológico, para análise complexa de cenários e trajetórias econômicas históricas e contemporâneas.
Habilitar o especialista em economia para a formulação de cenários e estratégias de ação que visem o aperfeiçoamento de metas e resultados.
Habilidades e conhecimentos que você irá adquirir ao cursar.
Apresentação dos conceitos básicos da economia: crescimento, renda, inflação, emprego, setor público, setor privado, setor externo, entre outros significativos para o entendimento dos cenários econômicos. Iniciação às formas de reflexão econômica e suas implicações analíticas.
Análise da formação econômica do Brasil. Foco na discussão do Brasil contemporâneo: etapas da industrialização nacional, impactos sociais e políticos do processo econômico do país. Transformação do Brasil em uma economia urbana e industrial e seus desafios. Os impasses econômicos a partir dos anos 1980 e a nova inserção internacional do país a partir da globalização.
Estudo da economia brasileira contemporânea: desafios e soluções. Debate sobre o contexto e transformações em curso. Discussão de cenários e análise econômica contemporânea a partir de dados e contextos políticos e sociais. Compreensão dos limites e possibilidades estruturais da economia brasileira.
Compreensão do cenário econômico internacional. Análise dos contextos e das políticas internacionais. Funcionamento dos órgãos internacionais e seus papéis econômicos: Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Organização Mundial do Comércio. Compreensão dos limites e possibilidades da atuação das principais economias mundiais no contexto atual.
Análise de como se estruturam as finanças públicas. Debate das diferentes formas de receita e despesa. Noção de déficit ou superávit primário, operacional e nominal. Análise política e econômica do orçamento público. Meios institucionais de funcionamento das finanças públicas.
Compreensão do processo histórico de formação e desenvolvimento do capitalismo. Análise das características principais do sistema capitalista. Diferentes interpretações do que é o capitalismo. Impasses das crises estruturais do capitalismo. Reflexão sobre os rumos do sistema capitalista e seus impactos sociais, políticos e culturais contemporâneos.
Análise das políticas econômicas: fiscal, cambial, monetária. Relações entre as medidas econômicas e as disputas políticas. Conflito distributivo e tomadas de decisão econômica. Discussão dos processos institucionais de elaboração das políticas econômicas.
Atuação de empresas e outros agentes econômicos. Decisão de investimento ou de poupança. Análise dos cenários pela ótica das empresas, consumidores e do setor financeiro. Importância das políticas econômicas na tomada de decisão dos agentes.
Análise das principais correntes do pensamento econômico. Influência das principais correntes econômicas nas decisões contemporâneas. Desdobramentos e novas interpretações surgidas a partir clássicos, como neoliberais, neomarxistas, estruturalistas, institucionalistas ou neokeynesianos.
Introdução à análise de dados econômicos. Trabalho com os bancos de dados do Banco Central, IBGE, IPEA, FGV, DIEESE e outros. Análise de ados e tomada de decisão.
Desenvolvimento econômico e meio ambiente. Relações entre a economia e a sustentabilidade. Os usos dos recursos naturais e a racionalidade econômica.
A Ordem Econômica na Constituição Federal. A questão econômica e as normas legislativas. O cenário econômico e suas relações com as estratégias de atuação no campo jurídico nacional e internacional.
90 anos de reconhecimento no Ensino Superior
Estudar na FESPSP é uma realização integral! Não perca a oportunidade de ampliar sua formação e horizontes intelectuais e profissionais estudando na mais tradicional escola de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do país. Venha vivenciar uma formação integral, potente e orientada para os desafios do século XXI. Na FESPSP, você se prepara para o futuro com a experiência e tradição de mais de 90 anos de dedicação ao ensino de Humanidades. Ao cursar pós-graduação on-line na FESPSP você passa a fazer parte de uma rede exclusiva de contatos com colegas advindos dos mais diversos campos do conhecimento, diferentes áreas de atuação no mercado e oriundos de todas as regiões do país. Ainda, o contato estreito com professores e outros profissionais de ensino e pesquisa da instituição, possibilitam novos horizontes e oportunidades no campo acadêmico e profissional.
Este curso amplia sua formação.
Etapa 1: Inscrição pelo site
Preencha o formulário
Etapa 2: Documentação
Envie a documentação necessária
Etapa 3: Assinatura de contrato
Bem-vindo (a) a FESPSP! Aguarde o retorno da instituição com o inicio das aulas.
O curso conta com convênios e bolsas?
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições confira aqui a lista dos convênios em vigor.
Vale lembrar que os acordos beneficiam ainda os dependentes: pai, mãe, filhas, filhos e cônjuges.
Para ganhar o desconto basta comprovar vínculo com uma das empresas ou instituições conveniadas no ato da matrícula.
- Nisl neque, aliquet maecenas enim quis;
Coordenador do curso
Leandro Salman TorelliMestre em História Econômica pela Instituto de Economia da Unicamp-SP
Conheça nosso corpo docente
Bruna Ferraz Raposo
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia e é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense.
Leandro Salman Torelli
Possui graduação em História pela Unesp (2001), mestrado em História Econômica pela Instituto de Economia da Unicamp-SP (2004) e pós-graduação em Ciência Política na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2018). Atualmente é doutorando em História Econômica na FFLCH-USP, bem como professor convidado da Pós-Graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), onde coordena o curso de pós-graduação latu sensu em Análise e Teoria Econômica e atua como professor nos cursos de pós-graduação latu sensu de Ciência Política e de Estudos Brasileiros. Possui experiência nas áreas de História, História Econômica e Ciência Política, com ênfase em História Econômica e Política do Brasil Republicano.
Daniela Cardoso Pinto
Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é economista da Prefeitura do Município de Diadema, Professora do Pós Graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Perita Judicial.
André Luiz Godoy Ponce
Possui Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo, mestrado em História, sob orientação doProfessor Marcos Napolitano (indicado para publicação pela Banca Examinadora) História pela Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em Relações Internacionais, economia e política. Atuou como consultor de negócios e de projetos culturais.
Rafaela Carvalho Pinheiro
Doutora em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Professora convidada de Pós-Graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Coordenadora geral e professora na Escola Tamuya de Formação Popular. Mestra em História Econômica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Bacharela em Ciências Econômicas pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (ICSA-UNIFAL/MG).
João Vicente Novaes Camargo Manna
Professor assistente da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV), professor de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e professor orientador do programa de MBA da USP/ESALQ. Possui doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2024), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). Atuou como pesquisador no Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades (Made) da FEA/USP (2020-2022). Tem interesse nas seguintes áreas: história do pensamento econômico, desenvolvimento econômico, história econômica e economia monetária.
Ana Julia Bonzanini Bernardi
Professora de Pós-Graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Professora nos cursos de Gestão pública e Gestão Financeira na FIPE-Ees (SP). Diretora de Projetos do Instituto Democracia em Xeque. Pesquisadora de Pós Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (POSCOM) da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Doutora e Mestra em Ciência Política pela UFRGS. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em América Latina (NUPESAL-UFRGS). Especialista em Estratégia e Relações Internacionais Contemporâneas (lato sensu) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2015 .Bacharel em Políticas públicas na UFRGS (2019) e em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em 2013/2. Possui diploma no curso de extensão em Negócios Internacionais na Grafton College de Londres, UK (2011). Atuou entre dezembro de 2013 e março de 2016 como assistente de projetos e pesquisas no Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV) dentro do GT de Políticas Públicas. Tem como áreas de interesse; ciência política, cultura política, comunicação política, políticas públicas e educação.
Ricardo Neves Streich
Bacharel (2010), Licenciado (2011), Mestre (2015) em História Social e Doutor (2022) em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Tem interesse nas áreas de História Política e Econômica da América Latina, especialmente questões relativas ao pensamento de esquerda e os debates sobre desenvolvimento. Atualmente, é professor da rede municipal de São Paulo e no curso de pós-graduação "Teoria e Análise Econômica" ofertado pela FESP-SP.
Bárbara Vallejos Vazquez
Doutoranda em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Unicamp, em regime de cotutela com o programa de Doctorado Internacional da Universidad Castilla de La Mancha, na qual realizou período de Mobilidade Acadêmica Internacional, sendo acolhida então pelo Centro Europeo y Latinoamericano para el Diálogo Social. É Mestre em Desenvolvimento Econômico (Instituto de Economia-UNICAMP) e Bacharel em Ciências Sociais (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP). Docente e coordenadora de pós-graduação da Escola Dieese de Ciências do Trabalho; professora convidada da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP SP); professora convidada do Centro Europeo y Latinoamericano para el Diálogo Social da Universidad de Castilla-La Mancha. Integra o GT Mundos do Trabalho: Reformas, do Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho (CESIT) no Instituto de Economia da UNICAMP (IE-Unicamp). Pesquisa mercado de trabalho e reformas trabalhistas, com foco no setor de serviços. Foi analista do Dieese de 2010 a 2021. Integrou, entre 2008 e 2010, o grupo de pesquisa Redes Sociais e Obtenção de Trabalho: os mecanismos não mercantis na operação do Mercado, sediado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). É membro do Comitê Editorial da Revista Ciências do Trabalho (RCT) e do Conselho Editorial da Revista Estudos do Sul Global (RESG). É 2 vice-presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho ABET (2024-2025).
Renato Eliseu Costa
Professor na Universidade de São Paulo- USP, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" -ESALQ, atuando nos cursos de graduação em Economia e Administração, bem como no Programa de Pós-Graduação em Administração (níveis de mestrado e doutorado) da mesma unidade. É também professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do ABC (UFABC).Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), com bolsa CAPES. Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado iniciação científica com apoio do CNPq e da FAPESP. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM-USP), com bolsa da FAPESP, e mestre também pelo Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista (MBA) em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Management/SP), em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e em Direitos da Criança e do Adolescente pelo ENDICA/UNB.Atualmente, é líder adjunto do tema "Gestão Social e Terceiro Setor" na área de Administração Pública do SemeAd Seminários em Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP (FEA-USP). Atuou em diversos cursos de graduação e pós-graduação, destacando-se como professor do curso de Graduação em Gestão Pública e coordenador do curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Monitoramento e Avaliação na Escola de Ensino Superior da FIPE.Foi docente nos cursos de pós-graduação lato sensu da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), nos cursos de Ciência Política (presencial) e Teoria e Análise Econômica (EAD); orientador no MBA em Data Science e Analytics da USP/ESALQ; professor do curso de Especialização em Administração Pública e Gestão Governamental da USP, ofertado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); professor nos cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário SENAC/SP; professor pesquisador do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal da UNIFESP; e professor de Relações Institucionais no MBA em Gestão Estratégica da mesma universidade. Professor substituto da UNESP Campus Araraquara, na disciplina de Finanças Públicas do curso de Administração Pública, e professor convidado no curso de Gestão de Políticas Públicas da USP (2015 a 2018), ministrando as disciplinas "Itinerários Formativos e Trajetórias Profissionais na Área de Políticas Públicas", "Poder Legislativo e Gestão de Políticas Públicas", e "Temas de Políticas Públicas II e VI: Imersão na Gestão Pública Municipal".Atuou como consultor na área de planejamento e orçamento público, assessorando instituições como o UNICEF, a Companhia Brasileira de Lítio, o Banco Santander, a Roche Farmacêutica, entre outras. Exerceu a função de Gerente de Planejamento na Prefeitura Municipal de Osasco e de Coordenador Nacional de Ação Pública (Advocacy) na Fundação Fé e Alegria do Brasil Jesuítas, onde também representou a entidade como conselheiro (representante da sociedade civil) no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA/SDH), na gestão 2012-2014.
O que diz quem já passou pela FESPSP
Yngrid Padilha
Ex-aluna de Gestão Pública
Estudar Gestão Pública, como pós-graduação na FESP foi uma experiência verdadeiramente transformadora e um divisor de águas na minha vida. Desde o início, a FESP se destacou não apenas pela excelência acadêmica, mas pela forma como cada aula e cada disciplina foram ministradas com dedicação e cuidado.
Gestão Pública
Milton Tortella
Ex-Aluno de Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
A pós-graduação em Estudos Brasileiros da FESPSP, por meio do diálogo entre docentes e colegas, ampliou meu repertório crítico sobre identidade nacional e dinâmicas de saber e poder na cultura e na política. Essa vivência contribui para minhas práticas profissionais em uma atuação transformadora.
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Monalisa
Ex-Aluna de Sociopsicologia
O curso de pós é modular, então a cada semestre você conhece pessoas novas e também se despede de colegas que estão concluindo. É bem eclético, e acho que isso enriquece os debates e o diálogo em sala. A FESP tem ótimos professores, o curso pincela vários aspectos e autores, e você consegue escolher onde quer se aprofundar.
Sociopsicologia
Iara Schiavi
Ex-Aluna de Ciência Política
O curso da FESP foi uma ponte entre onde eu estava e onde queria chegar. Depois da graduação, a especialização me deu base teórica, apoio para escrever meu primeiro artigo e a chance de debater com diferentes visões. Usei o projeto final para aplicar no mestrado da UFABC e fui aprovada. A FESP me levou ao lugar onde eu sempre quis estar.
Ciência Política
Danilo Moliterno
Ex-Aluno de Teoria e Análise Econômica
O curso de Teoria e Análise Econômica me permitiu ir além dos conceitos prontos usados no jornalismo, aprofundando temas como reforma tributária e LDO com mais precisão. Compreender o que está por trás dos termos técnicos tornou meu trabalho mais seguro, ágil e completo, fortalecendo minha prática profissional.
Teoria e Análise Econômica
Gabriela Bazzo
Ex-Aluna de Política e Relações Internacionais
Sempre soube que queria cursar pós em Relações Internacionais e na FESPSP encontrei o que buscava: um olhar político, com foco em História e teoria das RIs. O corpo docente, diverso e acessível, trouxe qualificação e inspiração; vários professores tornaram-se fontes valiosas para minha atuação jornalística.
Política e Relações Internacionais
Dimalice Nunes
Ex-Aluna de Mídia Política e Sociedade
Eu procurei uma pós que me preparasse de verdade para o mestrado e encontrei isso na FESPSP. Ter a chance de desenvolver meu projeto com orientação foi essencial. O curso não é voltado para o mercado, mas para a reflexão crítica sobre o trabalho, sobre a comunicação digital e sobre o contexto social e político que a envolve.
Mídia Política e SociedadeEscolha seu curso
Pós-graduação em
Marketing e Inovação em Bibliotecas, Arquivos e Museus
Pós-graduação em
Sustentabilidade, Sociedade e Mudança Climática
Pós-graduação em
Arquivologia: Gestão de Documentos Físicos E Digitais
Pós-graduação em
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Visite a FESPSP
Que tal viver a experiência FESPSP de perto antes mesmo de iniciar as aulas? Temos visitas guiadas para interessados em Graduação e Pós. É uma oportunidade exclusiva para conhecer nossos espaços, conversar com a equipe pedagógica, tirar dúvidas e sentir o clima! Conheça o casarão histórico tombado pelo patrimônio público adquirido em 1933 para ser sede da faculdade, o espaço cultural com exposições de arte e lançamentos de livros, o prédio moderno de dez andares, os laboratórios, o auditório, o centro acadêmico, as salas de aula e demais espaços de convivência! Você pode agendar ou vir quando preferir! Estamos aqui para te receber.
Que tal ficar por dentro das novidades da FESPSP?
Preencha o formulário ao lado para se inscrever em nossa newsletter, e não perca nada do que acontece aqui na FESPSP.
Perguntas frequentes
- Presenciais: Realizados na sede da FESPSP em São Paulo
(Rua General Jardim, 522, Vila Buarque |Estações: Higienópolis-Mackenzie, Santa Cecília ou República) - Online: Cursos com aulas virtuais ao vivo e atividades em ambiente digital.
- Presenciais: 19h às 22h30
- Online: 19h às 22h30
Os cursos de pós-graduação têm duração de 18 meses.
A FESPSP oferece diversas opções de pós-graduação, tanto presenciais quanto online.
Você pode conferir todos os cursos disponíveis no site.
Os cursos são voltados para pessoas que já concluíram a graduação e buscam aprimorar seus conhecimentos ou se especializar em uma área específica.
Orientamos que após a aprovação, a documentação seja enviada o quanto antes para garantir sua vaga no curso!
- RG e CPF;
- Diploma de graduação (frente e verso);
- Histórico acadêmico da graduação;
- Currículo atualizado.
Não temos bolsas de estudos. Mas, a FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais e exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições.
Existe a possibilidade da instituição na qual você trabalha, fazer um convênio com a FESPSP?
Se sim, recomendamos que você entre em contato com esse e-mail para saber mais e solicitar uma parceria: relacoesinstitucionais@fespsp.org.br
Essa é uma possibilidade para você conseguir um desconto com a gente.
Sim! Entre em contato com nossa equipe para agendar uma visita!
Estamos prontos para te ajudar! Envie uma mensagem para atendimento@fespsp.org.br ou entre em contato pelo WhatsApp.
11 312378-06