Pós-graduação
Mídia, Política e Sociedade
O curso de Pós-Graduação Mídia, Política e Sociedade da FESPSP é uma especialização para quem deseja aprofundar saberes sobre as relações entre comunicação e política na sociedade contemporânea, caracterizada por um mundo digitalizado, e se habilitar para a reflexão sobre suas múltiplas potencialidades e desafios.
O especialista em Mídia, Política e Sociedade formado na FESPSP adquire as seguintes competências:
- Conhecimentos do ambiente comunicacional e do campo político a partir de pesquisas empíricas sustentadas em teorias atualizadas das Ciências Humanas e Sociais.
- Olhar aprofundado sobre as oportunidades, bem como os desafios, resultantes das novas tecnologias da informação.
- Análise dos campos midiático e político para aprimorar a atuação no mercado de trabalho, alavancar a carreira acadêmica e construir projetos comunicacionais, sociais e educacionais.
A FESPSP, fundada em 1933, é a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais mais tradicional do Brasil. Seus cursos são reconhecidos pela excelência acadêmica, formação sólida transmitida por mestres e doutores de renome e amplas possibilidades de inserção no mercado.
Partindo dessa tradição, sabemos que o mundo contemporâneo vivencia transformações significativas associadas à digitalização da vida, com o uso intenso das redes digitais que condicionam novas formas de comunicação e sociabilidade.
O curso de Mídia, Política e Sociedade da FESPSP forma especialistas que compreendem e atuam nesse quadro complexo de transformações que impactam as dimensões social, política, cultural, econômica e digital, tratando de forma articulada teoria e prática.
Com essas competências, o especialista formado pela FESP pode atuar no mercado de trabalho, na vida acadêmica ou em projetos de mídia, de política e de iniciativas sociais de forma autônoma, criativa e inovadora.
Data do curso: 24 de Março de 2026
Horário de Aula: Terças e quintas das 19h às 22h30
Carga Horária: 372 horas
Modalidade: Online
Modalidade: Presencial
3 Semestres
Titulação conferida: Especialização
Entre em contato: atendimento@fespsp.org.br
Investimento:
Parcelamento: 18x de R$ 1.276,00
Formas de pagamento
Boleto
PIX
Cartão de Crédito
Para falar sobre descontos, bolsas, ou outras condições de pagamento, contate-nos através do e-mail tesouraria@fespsps.org.br ou clique no botão do whatsapp.
O curso tem como objetivos:
- Compreender a centralidade da comunicação na contemporaneidade, estudando as dinâmicas comunicacionais e políticas, bem como os elementos da sociedade informacional.
- Identificar como as tecnologias digitais e a comunicação impactam nas decisões e no comportamento político.
- Abordar as características das estratégias de comunicação, para ampliar a compreensão dos efeitos culturais, sociais, econômicos e políticos da centralidade dos dispositivos midiáticos em todas as dimensões da vida contemporânea.
- Debater de forma aprofundada e inovadora os principais temas da atualidade sobre a relação entre comunicação, política, redes digitais e democracia.
Habilidades e conhecimentos que você irá adquirir ao cursar.
Compreensão do impacto das redes digitais nas formas de participação política e na relação com a cidadania. Análise das transformações tecnológicas nas sociedades contemporâneas: cultura digital, sociedade em rede, comunicação digital e conexão entre os sujeitos sociais. Impactos digitais na esfera pública e relações de poder. Identificação dos usos da internet e redes sociais para deliberação, ativismo, articulação social e influência.
Reflexões sobre os sistemas de mídia no Brasil: da radiodifusão ao modelo de plataformas digitais. Impactos gerados pelo cenário de digitalização. Perspectivas teóricas sobre o fenômeno comunicacional em relação às dinâmicas políticas, econômicas, culturais, sociais, jurídicas e regulatórias. Liberdade de expressão e direito à comunicação, privacidade de dados, desinformação, algoritmos, aplicações de inteligência artificial (IAs) e governança da internet.
Comportamento político e manifestação de identidades e imaginários coletivos. Análise da atuação de sujeitos políticos em contexto de transformação dos meios de comunicação e de emergência das redes digitais. Comunicação e intersubjetividade nas disputas de poder hegemônico, considerando as eleições como momento singular dessas disputas. Estudo de diferentes campanhas eleitorais e o uso dos dispositivos midiáticos.
Características das instituições políticas brasileiras, suas divisões e níveis de poder. Análise do funcionamento e das regras do jogo que influenciam nas decisões e estratégias dos atores políticos. Compreensão dos regimes democráticos representativos, abordando a atual configuração multipartidária e a dinâmica eleitoral do país em sua particularidade.
Transformações do que se entende por opinião pública brasileira. Análise da opinião pública no contexto democrático em suas dimensões atuais: mídia de referência, pesquisas de opinião e redes sociais na composição e transformação da esfera pública moderna até a interconectada. Compreensão das formas de produção dos elementos da opinião pública e da sua relação com o campo político brasileiro.
A antropologia em atuação no campo das mídias considera os espaços comunicacionais como condição de interação social na contemporaneidade. Abordagem e compreensão das práticas comunicacionais nos dispositivos midiáticos que configuram valores, grupos, condutas, comportamentos, comunicação, imagens, deslocamentos e interfaces das imagens que circulam de forma material e simbólica em redes sociais.
Capitalismo contemporâneo, processo de financeirização da economia e atuação das mega gigantes de tecnologia. Impactos na produção e na estruturação da mídia e da sociedade. Compreensão da dinâmica da economia e sua articulação com os novos modelos de comunicação. Análise do processo econômico e das chamadas TICs (tecnologia da informação e comunicação).
Transição entre a comunicação da era industrial para a era da sociedade tecnológica e informacional. Transformações das condições técnicas, materiais e de métodos das novas fronteiras de atuação comunicacionais. Casos nacionais e internacionais de mudanças da indústria e da economia da informação. Perspectivas e oportunidades de atuação empreendedora no cenário multimídia do século XXI. Técnicas de empreendedorismo na área da mídia: criação, teste e avaliação de novos projetos.
Estratégias de comunicação para visibilidade de marcas, campanhas políticas ou causas e ações sociais. Etapas de planejamento, técnicas de criação, implementação e gestão de atividades digitais para a presença digital de empresas, instituições, partidos políticos e organizações não-governamentais. Monitoramento de redes sociais em diferentes plataformas digitais e as ferramentas necessárias. Identificação de tendências da conversação nas redes por meio do mapeamento de assuntos e percepção dos usuários.
90 anos de reconhecimento no Ensino Superior
Estudar na FESPSP é uma realização completa! Não perca a oportunidade de ampliar sua formação e horizontes intelectuais e profissionais estudando na mais tradicional escola de Ciências Humanas e Social Aplicada do país. Venha vivenciar uma formação integral, potente e orientada para os desafios do século XXI. Na FESPSP, você se prepara para o futuro com a experiência e tradição de mais de 90 anos de dedicação ao ensino de Humanidades. Ao cursar pós-graduação na FESPSP você passa a fazer parte de uma rede exclusiva de contatos com colegas advindos dos mais diversos campos do conhecimento, diferentes áreas de atuação no mercado e oriundos de todas as regiões do país. Ainda, o networking com professores, especialistas convidados e outros profissionais de ensino e pesquisa da instituição, possibilitam novos horizontes e oportunidades no campo acadêmico e profissional. Coordenação [200 caracteres] Profa. Desirèe Luíse Lopes Conceição Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-SP), especialista em Mídia, Política e Sociedade (FESPSP) e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP)
Este curso amplia sua formação.
O curso conta com convênios e bolsas?
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições confira aqui a lista dos convênios em vigor.
Vale lembrar que os acordos beneficiam ainda os dependentes: pai, mãe, filhas, filhos e cônjuges.
Para ganhar o desconto basta comprovar vínculo com uma das empresas ou instituições conveniadas no ato da matrícula.
Coordenadora do curso
Desirèe Luíse Lopes ConceiçãoProfa. Desirèe Luíse Lopes Conceição
Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-SP), especialista em Mídia, Política e Sociedade (FESPSP) e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP)
Conheça nosso corpo docente
Leandro Salman Torelli
Possui graduação em História pela Unesp (2001), mestrado em História Econômica pela Instituto de Economia da Unicamp-SP (2004) e pós-graduação em Ciência Política na Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2018). Atualmente é doutorando em História Econômica na FFLCH-USP, bem como professor convidado da Pós-Graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), onde coordena o curso de pós-graduação latu sensu em Análise e Teoria Econômica e atua como professor nos cursos de pós-graduação latu sensu de Ciência Política e de Estudos Brasileiros. Possui experiência nas áreas de História, História Econômica e Ciência Política, com ênfase em História Econômica e Política do Brasil Republicano.
Desirée Luise Lopes Conceição
Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018), cursou a pós-graduação latu sensu Mídia, Política e Sociedade na Fundação Escola de Sociologia e Política (2015), é bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-SP (2008). Pesquisa nas linhas mídia e política, comunicação política, internet, redes digitais, participação política, ativismo digital, fake news e cidadania. Atualmente, coordena o curso Mídia, Política e Sociedade, da Fesp-SP; é professora da mesma instituição e da PUC-SP, na pós-graduação online Redes Digitais, Política e Cultura, bem como pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (Neamp) da PUC-SP. Também trabalha com coordenação de conteúdo e consultoria social. Possui 19 anos de experiência em produção de conteúdo e na área de comunicação e projetos sociais, com ênfase em jornalismo (reportagem, edição, consultoria e análise de projetos). Estuda política e cidadania desde 2011, passando por cursos livres na Universidade de São Paulo (USP), Instituto do Legislativo, Oficina Municipal e Escola de Governo.
Paulo Roberto Elias de Souza
Possui graduação em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2011), mestrado em Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (2013) e doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (2019). Atualmente é professor de ciência política de pós-graduação na FESPSP e pesquisador mestre da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet e Política, Teoria Democrática, Teoria do Discurso de Essex, Partidos Políticos Contemporâneos, Teoria do Populismo, Movimentos Sociais e Sociedade Civil.
Emílio Franco Junior
Emilio Franco Jr. Co-Founder em ASAN - Comunicação e Marketing. FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo Escola Conquer
Cláudia Pereira Ferraz
Sou professora, educadora social e pesquisadora. Lecionei a matéria Antropologia Ciborgue no curso de especialização: Redes Sociais, Cultura e Política oferecido pelo COGEAE da PUC/SP e Antropologia das Mídias na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo . Sou pós doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing onde desenvolvo o projeto: O Consumo de Tecnologia Educacional entre os estudantes da Estônia e de São Paulo - formação e cidadania digital em juventudes transculturais. Tenho doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde defendi a tese intitulada: Ontologia Política do Ciberfeminismo no Facebook, com enfoque nas áreas da Antropologia Digital, Antropologia Política e Estudos de Gênero.Conclui o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na PUC/SP e defendi com foco na Antropologia, a dissertação intitulada: Ciborgues Coquetes A condição da mulher no século XXI pela cultura Ciberfeminina. Realizei o Bacharelado e a Licenciatura em Ciências Sociais pela PUC/SP. Desde 2016 sou membro do Grupo de Estudos: Juvenália.-Culturas juvenis: comunicação, imagem, política e consumo, vinculado ao PPGCOM da ESPM-SP. Atuo como pesquisadora associada ao Grupo de Trabalho sobre Infâncias e Juventudes e ao Observatório Latino Americano e Caribenho em Primeiras Infâncias, Infâncias e Juventudes, ambos ligados à CLACSO (Conselho Latino Americano de Ciências Sociais). Fui pesquisadora e educadora formadora de educadores/as sociais na empresa NTC (Núcleo de Trabalhos Comunitários) da PUC/SP e pesquisadora colaboradora do NEAMP - Núcleo de Estudos sobre Arte, Mídia e Política da PUC/SP.
Diogo Antonio Rodriguez
Minhas especialidades são ciência, tecnologia, política e democracia.
Tathiana Senne Chicarino
Cientista Política. Doutora e Mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP. Coordenadora da graduação em Sociologia e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Professora de graduação e de pós-graduação de mesma instituição, onde também atua como coordenadora da Comissão de Pesquisa e da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Também na FESPSP coordena, juntamente com discentes, do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologias Digitais na Sociedade (GETS).Pesquisadora do NEAMP (Núcleo de Estudo em Arte, Mídia e Política) da PUC-SP e do Observa (Observatório de Conflitos Online) da UFABC.Tem se dedicado aos temas: comunicação política; desinformação; discurso político; campanha eleitoral; democracia e autoritarismo.
Dulcilei da Conceição Lima
Pós-doutoranda em Antropologia Social FFLCH - USP. Doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011). Bacharel em História - FFLCH- USP (2003). Foi docente no Programa de Formação de Professores - Licenciatura em História na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Atuou como Auxiliar de Coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil e atualmente é Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas no Centro de Pesquisa e Formação - Sesc / SP. Professora na disciplina "Comunicação e Opinião Pública" no curso de pós-graduação lato sensu "Mídia, política e sociedade" (turma 2024-2025) na FESPSP. Integrou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFABC (NEAB-UFABC) (2016-2020). Pesquisa feminismo negro, relações raciais, gênero, ativismo negro nas redes sociais e ações afirmativas. Integra a pesquisa CALEIDOSCÓPIO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS: AVALIAÇÕES, EXPERIÊNCIAS E ALCANCES DAS POLÍTICAS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS (CNPq) sob a coordenação do prof Paulo Sergio da Costa Neves (UFABC). Autora de #Conectadas: Feminismo negro nas redes sociais (Ed. Mireveja, 2024). Integrante do coletivo Mulheres Negras Decidem. Contato: dulcilima@usp.br. https://orcid.org/0000-0002-5136-3341
O que diz quem já passou pela FESPSP
Yngrid Padilha
Ex-aluna de Gestão Pública
Estudar Gestão Pública, como pós-graduação na FESP foi uma experiência verdadeiramente transformadora e um divisor de águas na minha vida. Desde o início, a FESP se destacou não apenas pela excelência acadêmica, mas pela forma como cada aula e cada disciplina foram ministradas com dedicação e cuidado.
Gestão Pública
Milton Tortella
Ex-Aluno de Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
A pós-graduação em Estudos Brasileiros da FESPSP, por meio do diálogo entre docentes e colegas, ampliou meu repertório crítico sobre identidade nacional e dinâmicas de saber e poder na cultura e na política. Essa vivência contribui para minhas práticas profissionais em uma atuação transformadora.
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Monalisa
Ex-Aluna de Sociopsicologia
O curso de pós é modular, então a cada semestre você conhece pessoas novas e também se despede de colegas que estão concluindo. É bem eclético, e acho que isso enriquece os debates e o diálogo em sala. A FESP tem ótimos professores, o curso pincela vários aspectos e autores, e você consegue escolher onde quer se aprofundar.
Sociopsicologia
Iara Schiavi
Ex-Aluna de Ciência Política
O curso da FESP foi uma ponte entre onde eu estava e onde queria chegar. Depois da graduação, a especialização me deu base teórica, apoio para escrever meu primeiro artigo e a chance de debater com diferentes visões. Usei o projeto final para aplicar no mestrado da UFABC e fui aprovada. A FESP me levou ao lugar onde eu sempre quis estar.
Ciência Política
Danilo Moliterno
Ex-Aluno de Teoria e Análise Econômica
O curso de Teoria e Análise Econômica me permitiu ir além dos conceitos prontos usados no jornalismo, aprofundando temas como reforma tributária e LDO com mais precisão. Compreender o que está por trás dos termos técnicos tornou meu trabalho mais seguro, ágil e completo, fortalecendo minha prática profissional.
Teoria e Análise Econômica
Gabriela Bazzo
Ex-Aluna de Política e Relações Internacionais
Sempre soube que queria cursar pós em Relações Internacionais e na FESPSP encontrei o que buscava: um olhar político, com foco em História e teoria das RIs. O corpo docente, diverso e acessível, trouxe qualificação e inspiração; vários professores tornaram-se fontes valiosas para minha atuação jornalística.
Política e Relações Internacionais
Dimalice Nunes
Ex-Aluna de Mídia Política e Sociedade
Eu procurei uma pós que me preparasse de verdade para o mestrado e encontrei isso na FESPSP. Ter a chance de desenvolver meu projeto com orientação foi essencial. O curso não é voltado para o mercado, mas para a reflexão crítica sobre o trabalho, sobre a comunicação digital e sobre o contexto social e político que a envolve.
Mídia Política e SociedadeEscolha seu curso
Pós-graduação em
Marketing e Inovação em Bibliotecas, Arquivos e Museus
Pós-graduação em
Sustentabilidade, Sociedade e Mudança Climática
Pós-graduação em
Arquivologia: Gestão de Documentos Físicos E Digitais
Pós-graduação em
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Visite a FESPSP
Que tal viver a experiência FESPSP de perto antes mesmo de iniciar as aulas? Temos visitas guiadas para interessados em Graduação e Pós. É uma oportunidade exclusiva para conhecer nossos espaços, conversar com a equipe pedagógica, tirar dúvidas e sentir o clima! Conheça o casarão histórico tombado pelo patrimônio público adquirido em 1933 para ser sede da faculdade, o espaço cultural com exposições de arte e lançamentos de livros, o prédio moderno de dez andares, os laboratórios, o auditório, o centro acadêmico, as salas de aula e demais espaços de convivência! Você pode agendar ou vir quando preferir! Estamos aqui para te receber.
Que tal ficar por dentro das novidades da FESPSP?
Preencha o formulário ao lado para se inscrever em nossa newsletter, e não perca nada do que acontece aqui na FESPSP.
Perguntas frequentes
- Presenciais: Realizados na sede da FESPSP em São Paulo
(Rua General Jardim, 522, Vila Buarque |Estações: Higienópolis-Mackenzie, Santa Cecília ou República) - Online: Cursos com aulas virtuais ao vivo e atividades em ambiente digital.
- Presenciais: 19h às 22h30
- Online: 19h às 22h30
Os cursos de pós-graduação têm duração de 18 meses.
A FESPSP oferece diversas opções de pós-graduação, tanto presenciais quanto online.
Você pode conferir todos os cursos disponíveis no site.
Os cursos são voltados para pessoas que já concluíram a graduação e buscam aprimorar seus conhecimentos ou se especializar em uma área específica.
Orientamos que após a aprovação, a documentação seja enviada o quanto antes para garantir sua vaga no curso!
- RG e CPF;
- Diploma de graduação (frente e verso);
- Histórico acadêmico da graduação;
- Currículo atualizado.
Não temos bolsas de estudos. Mas, a FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais e exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições.
Existe a possibilidade da instituição na qual você trabalha, fazer um convênio com a FESPSP?
Se sim, recomendamos que você entre em contato com esse e-mail para saber mais e solicitar uma parceria: relacoesinstitucionais@fespsp.org.br
Essa é uma possibilidade para você conseguir um desconto com a gente.
Sim! Entre em contato com nossa equipe para agendar uma visita!
Estamos prontos para te ajudar! Envie uma mensagem para atendimento@fespsp.org.br ou entre em contato pelo WhatsApp.
11 312378-06