Pós-graduação
Antropologia
O curso de Pós-Graduação em Antropologia da FESPSP forma especialistas nas teorias, métodos e técnicas desse campo do conhecimento, habilitando profissionais para o trabalho antropológico sobre a história e a atualidade das culturas.
O especialista em Antropologia da FESPSP adquire competências para:
- Debater o saber antropológico clássico e atual, com foco em temas que dialoguem com a cultura, as políticas públicas, as relações internacionais e a comunicação.
- Realizar pesquisas etnográficas, observação participante, pesquisas digitais e de métodos mistos, em interfaces com outras áreas do saber relacionadas à cultura e à sociedade.
- Aprofundar-se no debate sobre raça, gênero, sexualidades, classes e outros marcadores sociais da diferença.
A FESPSP, fundada em 1933, é a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais mais tradicional do Brasil. Seus cursos são reconhecidos pela excelência acadêmica, formação sólida transmitida por mestres e doutores de renome e amplas possibilidades de inserção no mercado.
Amparada nessa tradição, a Antropologia na FESPSP tem contribuído para a compreensão de temas atuais, que vão desde os modos de vida tradicionais, até aspectos das formas de interação dos grupos em rede do mundo digital.
Compreender outras culturas, identidades, relações interétnicas e interculturais é uma habilidade fundamental para o profissional em atuação, tanto na seara acadêmica, quanto na corporativa.
Data do curso: 18 de agosto
Horário de Aula: Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
Carga Horária: 360 horas
Modalidade: Online
Modalidade: Presencial
3 Semestres
Titulação conferida: Especialização
Entre em contato: atendimento@fespsp.org.br
Investimento:
Parcelamento: 18x de R$ 1.276,00
Formas de pagamento
Boleto
PIX
Cartão de Crédito
Caso queira pagar à vista ou em 3x, contate-nos através do e-mail relacionamento@fespsps.org.br ou clique no botão do whatsapp.
Quais são os objetivos do curso?
São objetivos da especialização em Antropologia da FESPSP:
- Compreender a forma pela qual o conhecimento antropológico é produzido, por meios de suas teorias clássicas e contemporâneas.
- Apresentar o debate teórico e a agenda de pesquisa da Antropologia, articulando-as com uma aguda reflexão metodológica.
- Abordar os problemas antropológicos, em especial as pesquisas etnográficas, bem como seus projetos e pesquisas aplicadas.
- Desenvolver habilidades para atuação em consultorias relacionadas a temas sociais e culturais, com ênfase em pesquisas qualitativas, etnográficas e no ambiente digital.
O que você irá aprender?
Trata da teoria antropológica clássica, suas distintas linhas e escolas (evolucionismo, funcionalismo, estruturalismo, culturalismo). Apresenta e debate os estudos antropológicos desenvolvidos no século XX, demarcando o desenvolvimento do campo epistemológico da disciplina.
Os fundamentos da teoria antropológica contemporânea, suas linhas e escolas (perspectivismo, teoria do ator-rede) e os problemas de investigação que marcaram o desenvolvimento do campo. Toma como objeto de reflexão temas diversos que vão desde a etnologia até estudos sobre ciência e tecnologia, bem como debates relacionados ao urbano e ao digital no século XXI.
Oferece um panorama aprofundado do debate sobre raça no Brasil e no exterior, com foco na América Latina e sua conexão com questões relacionadas à nação, identidade nacional e epistemicídio. Explora tanto autores clássicos que debateram o tema das relações raciais no contexto brasileiro quanto os desdobramentos de tais elaborações no plano político e sociocultural contemporâneo.
Temas e problemas colocados pelo feminismo e pelos estudos de gênero e sexualidade. Articulação com o corpo e com a maneira como os corpos são vistos de forma diferente e desigual na sociedade. Problematização das lutas feministas e dos desafios decorrentes de aspectos relativos a gênero e suas articulações com outros marcadores sociais da diferença como sexualidade, raça, classe e outros.
Elaboração de projetos e planos de pesquisa antropológicos. Métodos de investigação em pesquisa qualitativa, cuja produção de dados primários é feita por meio de observação participante, coletas de narrativas, entrevistas e etnografia. Técnicas aplicadas tanto para a composição do referencial teórico dos pesquisadores quanto das justificativas da investigação propostas no planejamento das atividades de pesquisa.
Trata dos debates e práticas contemporâneas de pesquisa em contexto de isolamento social e/ou presencial. A disciplina trata dos desafios da pesquisa antropológica e etnográfica no século XXI com a utilização de métodos mistos e pesquisa no e do digital, pesquisas em redes sociais, a interface com métodos de pesquisa quantitativos e pesquisas com inteligência artificial, softwares e ferramentas de coleta, análise e visualização de dados.
Propõe o mapeamento das teorias antropológicas clássicas sobre o poder e o político em sociedades sem Estado, passando pelas pesquisas sobre o Estado, até temas contemporâneos sobre nacionalismos, regimes autoritários, neofascismos, extrema direita. Discute a conformação do campo de estudos sobre política na teoria antropológica por meio de discussões sobre seus desdobramentos contemporâneos, problematiza importantes questões relacionadas a diversos arranjos institucionais e práticas políticas.
Recupera a tradição dos estudos antropológicos sobre religião, apontando para as transformações que ocorreram nos planos teórico e empírico. Discute o amplo espectro de concepções, práticas, tradições e reconhecimentos no campo religioso nos debates sobre identidades religiosas, tolerância, relação entre religião e política, laicidade do Estado e trânsito religioso.
Sistematiza estudos sobre capitalismo, seja a partir das chamadas sociedades complexas, seja das sociedades tradicionais. Propõe o tratamento de questões relacionadas a direitos, territórios, consumo e desigualdades. Temas contemporâneos que atravessam a disciplina como mudanças climáticas, emergências climáticas, desastres ambientais, antropoceno, capitaloceno, plantationoceno e ecologia política, processos migratórios, conflitos e deslocamentos transnacionais de refugiados.
A disciplina se destina a apresentar discussões relevantes para os debates desenvolvidos atualmente pela Antropologia. Constitui o espaço de articulação das questões sociais e políticas dos dias de hoje como novas tecnologias da informação e comunicação, internet, mídias digitais e temas decorrentes da interação entre humanos e máquinas.
Panorama das reflexões sobre racionalidade científica em contraposição a pensamentos não-científicos: o mágico, o religioso, o artístico, o filosófico. Papel da ciência na constituição da ideia de modernidade e a crise de suas dicotomias constitutivas: natureza/cultura, homem/máquina, corpo/mente. Contribuições da antropologia contemporânea para os estudos da ciência, saúde e medicina, em especial no Brasil e na América Latina.
Práticas de pesquisa e extensão sobre o meio social. Análise dos problemas sociais vigentes e suas dimensões políticas. Supervisão do desenvolvimento de propostas de pesquisa e extensão, voltadas para as áreas acadêmicas, projetos de mestrado e doutorado, projetos de intervenção, políticas públicas, iniciativas do terceiro setor e projetos para empresas.
90 anos de reconhecimento no Ensino Superior
Estudar na FESPSP é uma realização integral! Não perca a oportunidade de ampliar sua formação e horizontes intelectuais e profissionais estudando na mais tradicional escola de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do país. Venha vivenciar uma formação integral, potente e orientada para os desafios do século XXI. Na FESPSP, você se prepara para o futuro com a experiência e tradição de mais de 90 anos de dedicação ao ensino de Humanidades. Ao cursar pós-graduação on-line na FESPSP você passa a fazer parte de uma rede exclusiva de contatos com colegas advindos dos mais diversos campos do conhecimento, diferentes áreas de atuação no mercado e oriundos de todas as regiões do país. Ainda, o contato estreito com professores e outros profissionais de ensino e pesquisa da instituição, possibilitam novos horizontes e oportunidades no campo acadêmico e profissional.
Por que este curso é para você?
O curso conta com convênios e bolsas?
A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições confira aqui a lista dos convênios em vigor.
Vale lembrar que os acordos beneficiam ainda os dependentes: pai, mãe, filhas, filhos e cônjuges.
Para ganhar o desconto basta comprovar vínculo com uma das empresas ou instituições conveniadas no ato da matrícula.
Coordenadora do curso
Isabela KalilMestre e Doutora em Antropologia Social (FFLCH-USP), Professora da FESPSP e coordenadora do LED (Laboratório de Etnografia Digital).
O que diz quem já passou pela FESPSP
Yngrid Padilha
Ex-aluna de Gestão Pública
Estudar Gestão Pública, como pós-graduação na FESP foi uma experiência verdadeiramente transformadora e um divisor de águas na minha vida. Desde o início, a FESP se destacou não apenas pela excelência acadêmica, mas pela forma como cada aula e cada disciplina foram ministradas com dedicação e cuidado.
Gestão Pública
Milton Tortella
Ex-Aluno de Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
A pós-graduação em Estudos Brasileiros da FESPSP, por meio do diálogo entre docentes e colegas, ampliou meu repertório crítico sobre identidade nacional e dinâmicas de saber e poder na cultura e na política. Essa vivência contribui para minhas práticas profissionais em uma atuação transformadora.
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Monalisa
Ex-Aluna de Sociopsicologia
O curso de pós é modular, então a cada semestre você conhece pessoas novas e também se despede de colegas que estão concluindo. É bem eclético, e acho que isso enriquece os debates e o diálogo em sala. A FESP tem ótimos professores, o curso pincela vários aspectos e autores, e você consegue escolher onde quer se aprofundar.
Sociopsicologia
Iara Schiavi
Ex-Aluna de Ciência Política
O curso da FESP foi uma ponte entre onde eu estava e onde queria chegar. Depois da graduação, a especialização me deu base teórica, apoio para escrever meu primeiro artigo e a chance de debater com diferentes visões. Usei o projeto final para aplicar no mestrado da UFABC e fui aprovada. A FESP me levou ao lugar onde eu sempre quis estar.
Ciência Política
Danilo Moliterno
Ex-Aluno de Teoria e Análise Econômica
O curso de Teoria e Análise Econômica me permitiu ir além dos conceitos prontos usados no jornalismo, aprofundando temas como reforma tributária e LDO com mais precisão. Compreender o que está por trás dos termos técnicos tornou meu trabalho mais seguro, ágil e completo, fortalecendo minha prática profissional.
Teoria e Análise Econômica
Gabriela Bazzo
Ex-Aluna de Política e Relações Internacionais
Sempre soube que queria cursar pós em Relações Internacionais e na FESPSP encontrei o que buscava: um olhar político, com foco em História e teoria das RIs. O corpo docente, diverso e acessível, trouxe qualificação e inspiração; vários professores tornaram-se fontes valiosas para minha atuação jornalística.
Política e Relações Internacionais
Dimalice Nunes
Ex-Aluna de Mídia Política e Sociedade
Eu procurei uma pós que me preparasse de verdade para o mestrado e encontrei isso na FESPSP. Ter a chance de desenvolver meu projeto com orientação foi essencial. O curso não é voltado para o mercado, mas para a reflexão crítica sobre o trabalho, sobre a comunicação digital e sobre o contexto social e político que a envolve.
Mídia Política e SociedadeEscolha seu curso
Pós-graduação em
Estudos Brasileiros: Sociedade, Educação e Cultura
Que tal ficar por dentro das novidades da FESPSP?
Preencha o formulário ao lado para se inscrever em nossa newsletter, e não perca nada do que acontece aqui na FESPSP.
Perguntas frequentes
- Presenciais: Realizados na sede da FESPSP em São Paulo
(Rua General Jardim, 522, Vila Buarque |Estações: Higienópolis-Mackenzie, Santa Cecília ou República) - Online: Cursos com aulas virtuais ao vivo e atividades em ambiente digital.
- Presenciais: 19h às 22h30
- Online: 19h às 22h30
Os cursos de pós-graduação têm duração de 18 meses.
A FESPSP oferece diversas opções de pós-graduação, tanto presenciais quanto online.
Você pode conferir todos os cursos disponíveis no site.
Os cursos são voltados para pessoas que já concluíram a graduação e buscam aprimorar seus conhecimentos ou se especializar em uma área específica.
Orientamos que após a aprovação, a documentação seja enviada o quanto antes para garantir sua vaga no curso!
- RG e CPF;
- Diploma de graduação (frente e verso);
- Histórico acadêmico da graduação;
- Currículo atualizado.
Não temos bolsas de estudos. Mas, a FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais e exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições.
Existe a possibilidade da instituição na qual você trabalha, fazer um convênio com a FESPSP?
Se sim, recomendamos que você entre em contato com esse e-mail para saber mais e solicitar uma parceria: relacoesinstitucionais@fespsp.org.br
Essa é uma possibilidade para você conseguir um desconto com a gente.
Sim! Entre em contato com nossa equipe para agendar uma visita!
Estamos prontos para te ajudar! Envie uma mensagem para atendimento@fespsp.org.br ou entre em contato pelo WhatsApp.
11 312378-06