Produzido por Rubeus

Por que este ingresso é para você?


Quais são os objetivos do curso?


  • Compreender a centralidade da comunicação na contemporaneidade, estudando as dinâmicas comunicacionais e políticas, bem como os elementos da sociedade informacional.
  • Identificar como as tecnologias digitais e a comunicação impactam nas decisões e no comportamento político.
  • Abordar as características das estratégias de comunicação, para ampliar a compreensão dos efeitos culturais, sociais, econômicos e políticos da centralidade dos dispositivos midiáticos em todas as dimensões da vida contemporânea.
  • Debater de forma aprofundada e inovadora os principais temas da atualidade sobre a relação entre comunicação, política, redes digitais e democracia.

O que você irá aprender?


Compreensão do impacto das redes digitais nas formas de participação política e na relação com a cidadania. Análise das transformações tecnológicas nas sociedades contemporâneas: cultura digital, sociedade em rede, comunicação digital e conexão entre os sujeitos sociais. Impactos digitais na esfera pública e relações de poder. Identificação dos usos da internet e redes sociais para deliberação, ativismo, articulação social e influência.

Reflexões sobre os sistemas de mídia no Brasil: da radiodifusão ao modelo de plataformas digitais. Impactos gerados pelo cenário de digitalização. Perspectivas teóricas sobre o fenômeno comunicacional em relação às dinâmicas políticas, econômicas, culturais, sociais, jurídicas e regulatórias. Liberdade de expressão e direito à comunicação, privacidade de dados, desinformação, algoritmos, aplicações de inteligência artificial (IAs) e governança da internet.

Comportamento político e manifestação de identidades e imaginários coletivos. Análise da atuação de sujeitos políticos em contexto de transformação dos meios de comunicação e de emergência das redes digitais. Comunicação e intersubjetividade nas disputas de poder hegemônico, considerando as eleições como momento singular dessas disputas. Estudo de diferentes campanhas eleitorais e o uso dos dispositivos midiáticos.

Características das instituições políticas brasileiras, suas divisões e níveis de poder. Análise do funcionamento e das regras do jogo que influenciam nas decisões e estratégias dos atores políticos. Compreensão dos regimes democráticos representativos, abordando a atual configuração multipartidária e a dinâmica eleitoral do país em sua particularidade.

Transformações do que se entende por opinião pública brasileira. Análise da opinião pública no contexto democrático em suas dimensões atuais: mídia de referência, pesquisas de opinião e redes sociais na composição e transformação da esfera pública moderna até a interconectada. Compreensão das formas de produção dos elementos da opinião pública e da sua relação com o campo político brasileiro.

A antropologia em atuação no campo das mídias considera os espaços comunicacionais como condição de interação social na contemporaneidade. Abordagem e compreensão das práticas comunicacionais nos dispositivos midiáticos que configuram valores, grupos, condutas, comportamentos, comunicação, imagens, deslocamentos e interfaces das imagens que circulam de forma material e simbólica em redes sociais.

Capitalismo contemporâneo, processo de financeirização da economia e atuação das mega gigantes de tecnologia. Impactos na produção e na estruturação da mídia e da sociedade. Compreensão da dinâmica da economia e sua articulação com os novos modelos de comunicação. Análise do processo econômico e das chamadas TICs (tecnologia da informação e comunicação).

 Transição entre a comunicação da era industrial para a era da sociedade tecnológica e informacional. Transformações das condições técnicas, materiais e de métodos das novas fronteiras de atuação comunicacionais. Casos nacionais e internacionais de mudanças da indústria e da economia da informação. Perspectivas e oportunidades de atuação empreendedora no cenário multimídia do século XXI. Técnicas de empreendedorismo na área da mídia: criação, teste e avaliação de novos projetos.

Estratégias de comunicação para visibilidade de marcas, campanhas políticas ou causas e ações sociais. Etapas de planejamento, técnicas de criação, implementação e gestão de atividades digitais para a presença digital de empresas, instituições, partidos políticos e organizações não-governamentais. Monitoramento de redes sociais em diferentes plataformas digitais e as ferramentas necessárias. Identificação de tendências da conversação nas redes por meio do mapeamento de assuntos e percepção dos usuários.

90 anos de reconhecimento no Ensino Superior


Estudar na FESPSP é uma realização completa! Não perca a oportunidade de ampliar sua formação e horizontes intelectuais e profissionais estudando na mais tradicional escola de Ciências Humanas e Social Aplicada do país. Venha vivenciar uma formação integral, potente e orientada para os desafios do século XXI. Na FESPSP, você se prepara para o futuro com a experiência e tradição de mais de 90 anos de dedicação ao ensino de Humanidades. Ao cursar pós-graduação na FESPSP você passa a fazer parte de uma rede exclusiva de contatos com colegas advindos dos mais diversos campos do conhecimento, diferentes áreas de atuação no mercado e oriundos de todas as regiões do país. Ainda, o networking com professores, especialistas convidados e outros profissionais de ensino e pesquisa da instituição, possibilitam novos horizontes e oportunidades no campo acadêmico e profissional. Coordenação [200 caracteres] Profa. Desirèe Luíse Lopes Conceição Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-SP), especialista em Mídia, Política e Sociedade (FESPSP) e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP)

Para quem este curso é destinado?


O curso conta com convênios e bolsas?


A FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições  confira aqui a lista dos convênios em vigor.

Vale lembrar que os acordos beneficiam ainda os dependentes: pai, mãe, filhas, filhos e cônjuges.

Para ganhar o desconto basta comprovar vínculo com uma das empresas ou instituições conveniadas no ato da matrícula.

Coordenadora do curso

Desirèe Luíse Lopes Conceição

Profa. Desirèe Luíse Lopes Conceição

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-SP), especialista em Mídia, Política e Sociedade (FESPSP) e mestre em Ciências Sociais (PUC-SP)

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3 Semestres

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03 Semestres

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3 Semestres

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Perguntas frequentes

  • Presenciais: Realizados na sede da FESPSP em São Paulo
    (Rua General Jardim, 522, Vila Buarque |Estações: Higienópolis-Mackenzie, Santa Cecília ou República)
  • Online: Cursos com aulas virtuais ao vivo e atividades em ambiente digital.

  • Presenciais:  19h às 22h30
  • Online: 19h às 22h30

Os cursos de pós-graduação têm duração de 18 meses.

A FESPSP oferece diversas opções de pós-graduação, tanto presenciais quanto online.
Você pode conferir todos os cursos disponíveis no site.

Os cursos são voltados para pessoas que já concluíram a graduação e buscam aprimorar seus conhecimentos ou se especializar em uma área específica.

Orientamos que após a aprovação, a documentação seja enviada o quanto antes para garantir sua vaga no curso!

  • RG e CPF;
  • Diploma de graduação (frente e verso);
  • Histórico acadêmico da graduação;
  • Currículo atualizado.

Não temos bolsas de estudos. Mas, a FESPSP mantém convênios que oferecem descontos e condições especiais e exclusivos para funcionários e associados de empresas ou instituições.

Existe a possibilidade da instituição na qual você trabalha, fazer um convênio com a FESPSP?
Se sim, recomendamos que você entre em contato com esse e-mail para saber mais e solicitar uma parceria:
relacoesinstitucionais@fespsp.org.br 

Essa é uma possibilidade para você conseguir um desconto com a gente.

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